Notícia 27 de Setembro de 2016

Desenvolvimento Pessoal para o Trabalho

Cerca de 30 jovens, profissionais da Unimed Barra Mansa, participaram na sexta-feira, dia 23, do curso “Desenvolvimento Pessoal para o Trabalho”. Realizado no auditório da sede administrativa da Cooperativa, o curso foi realizado por meio de uma parceria com o Sescoop/RJ (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio de Janeiro) e ministrado pelo consultor José Antônio Toral, com o objetivo de apresentar o Programa 10 “S” Pessoais.

Baseado em dez sensos, o programa consiste na preparação de pessoas para cargos na estrutura organizacional de uma empresa, levando em consideração a inexperiência, um dos principais desafios do público jovem.

- Existe uma cobrança social muito grande em relação ao jovem, que nem sempre permite que ele siga a sua vocação. É importante considerar, ainda, que toda vocação precisa de um período de experiência para ser aperfeiçoada, mas poucas empresas oferecem essa oportunidade – comentou Toral.

Para o consultor, a grande dificuldade em descobrir a vocação que se tem, acontece por causa da diversidade da atualidade.

- Antigamente, as profissões eram clássicas: médico, advogado etc. Mas, na vida moderna, são inúmeras opções que exigem especializações, e isso confunde muito os jovens – explicou o consultor.

Considerando as exigências do mundo contemporâneo, Toral ressaltou que é preciso avaliar a missão, a visão e os valores da empresa para empreendê-los em ações de sucesso.

- Precisamos conhecer bem a empresa na qual trabalhamos, pois somente assim será possível trabalhar e inovar, para conquistar a excelência no atendimento. Não conseguimos evoluir sem quebrar os obstáculos. Está na hora de quebrarmos paradigmas para melhorar os processos e, consequentemente, os resultados – enfatizou o consultor.

E para que o jovem consiga conquistar os seus objetivos junto à empresa, Toral falou da importância dos 10 “S”: Utilização, Organização, Limpeza, Saúde, Autodisciplina, Determinação, Treinamento, Economia e Combate ao Desperdício, Princípios Morais e Éticos e Responsabilidade Social.

- Abordamos percepções da realidade profissional por diversos ângulos, conceituando novos paradigmas de atuação de grande utilidade para a melhoria do desempenho pessoal. Após o curso, os participantes estão aptos a trabalharem a compreensão, a assimilação e fixação de melhores práticas de trabalho, com competências, habilidades e atitudes que o mercado e a missão da Cooperativa requerem, uniformizando a linguagem e melhorando os resultados – disse Toral.

O assistente de vendas,Yago Brum,  participou do curso e aprovou a iniciativa.

- Todo conhecimento adquirido é muito relevante. Destaco dois pontos, levando em consideração o cenário em que estou inserido: a organização, que favorece o alinhamento com os valores da empresa, possibilitando o devido comprometimento e participação; e a autodisciplina, que mostra a importância de estabelecer prioridades para o melhor aproveitamento do tempo, através de metas e rotinas – enfatizou Yago.

A gestora de Recursos Humanos, Simone Bruno, falou da importância do curso.

- Foi uma grande oportunidade para o desenvolvimento pessoal dos jovens que integram o nosso quadro de funcionários, mostrando para eles a melhor forma de se adequarem à Unimed e ao mercado de trabalho -  disse, aproveitando para ressaltar que ter uma equipe com faixa etária diversificada contribui com o equilíbrio de ideias e atitudes na Cooperativa. 

 

 
Unimed Barra Mansa
Rua Juiz Antônio Cianni, n°55 Centro
Barra Mansa - RJ