Notícia 30 de Outubro de 2014

Programa Melhor Idade comemora Outubro Rosa em alto astral

Como parte das atividades do “Outubro Rosa”, o Núcleo de Medicina Preventiva da Unimed Barra Mansa promoveu para os participantes do Programa Melhor Idade um café da manhã com atividades de dança e fortalecimento muscular.
 
Para a Coordenadora do Núcleo, América Leite, a data merece ser comemorada por todos. “A cada ano aumenta a adesão da sociedade ao movimento mundial "Outubro Rosa", que visa chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Através dessas campanhas, fortalecemos cada vez mais os a prevenção. Segundo algumas pesquisas, a chance de cura quando há detecção precoce da doença é de 95%.” – Afirma América.
 
Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o que mais mata as mulheres no país: foram mais de 12 mil mortes em 2009.  O que reafirma o valor das campanhas e a necessidade de cuidados e hábitos saudáveis, além do diagnóstico precoce que aumenta as chances de cura.  Apesar de não ser possível impedir o câncer de mama, ele pode ser diagnosticado previamente, aumentando as chances de eficácia no tratamento.
 
 
Autoexame da mama
 
O autoexame é muito útil para que a mulher conheça o seu corpo e deve ser feito com frequência. O diagnóstico precoce (fase inicial) do câncer de mama possibilita melhor prognóstico ou até mesmo a cura.
 
Todas as mulheres após os 20 anos com caso de câncer na família e 40 anos, sem caso de câncer na família, devem realizar o autoexame.
Confira o passo a passo para realizar o autoexame:
 
/
Imagem retirada da internet.
 
 
Consulte anualmente o mastologista ou ginecologista e siga as recomendações.
Acesse o guia médico da Unimed Barra Mansa:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
http://www.dudalinafeminina.com.br/blog/previna-se/, http://www.cancer.org.br/,
http://blogdaon.com.br/blog/auto-exame/, http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/134cancer_mama.html
 
Unimed Barra Mansa
Rua Juiz Antônio Cianni, n°55 Centro
Barra Mansa - RJ