Notícia 24 de Novembro de 2014

Projeto Semear utiliza adubação orgânica em sua plantação

 O Projeto Semear (horta comunitária), situado no Bairro Bom Pastor, é desenvolvido com o apoio da Unimed Barra Mansa e do Lar de Maurício com o objetivo de promover atividades socioeducativas para as participantes, sendo que atualmente beneficia 17 famílias das mulheres que cuidam da horta, incentivando-as a melhorar a qualidade de vida, estimular o senso de responsabilidade e a cooperação com a comunidade.

 
De acordo com Carlos Ribeiro Martins, o “Chiquinho”, um dos coordenadores do projeto, tudo o que é produzido na horta comunitária é doado para a comunidade e algumas instituições. A cada bimestre são colhidos em média 400 pés de alface, couve, cebolinha, além de ervas medicinais.
 
Recentemente foi iniciada a adubação com composto orgânico nesta plantação, o que vem gerando resultados positivos. Além de sustentável, já que é produzido a partir da reciclagem de resíduos orgânicos, como: cascas de frutas e legumes, gramas, folhas, capim seco, etc, minimizando, assim, o lixo produzido na comunidade, esse adubo natural é excelente para suprir as deficiências do solo, tornando a produção  mais vistosa e saudável.
 
Outro benefício da utilização do adubo orgânico é a segurança e melhor qualidade de vida, já que não possui agrotóxico, aumentando assim, a capacidade de infiltração da água no solo e conservação da biodiversidade. 
 
A horta é um projeto que tem como principal função a inclusão social e o desenvolvimento da auto estima individual e coletiva, podendo as participantes perceberem sua potencialidade e possibilidades, desenvolvendo-as em sua realidade social.
 
 
Unimed Barra Mansa
Rua Juiz Antônio Cianni, n°55 Centro
Barra Mansa - RJ